Por volta das 16h30 da tarde desta quarta-feira (14), enquanto acontecia normalmente a votação da enquete para pré-candidatos a prefeito e vice em Laranjeiras do Sul, o editor do Jacu notou que de um momento para outro, houve um “bum” na votação, dando números favoráveis ao candidato Valdemir Scarpari (PSD) com uma diferença de mais de 300 votos.
Ao verificar tal entrada massiva de votos virtuais, começamos a notar pelo sistema do Instagram autoria desses votos, qual detectamos que muitos eram perfis fake e outros de cidadãos de nacionalidades de países hispânicos.
Por orientação jurídica e pelo claro indício de fraude, encerramos a enquete e gravamos um vídeo comprovando tal situação.
Horas depois, foi veiculada uma matéria em conhecido blog na região revelando em vídeos descaradamente que a enquete foi alterada com compra de votos virtuais em um determinado site, qual veiculamos abaixo, antes mesmo que o flagrante de fraude seja deletado da rede:
Com total orientação jurídica, gravamos um vídeo mostrando e comprovando tal prática nociva à democracia e a escolha popular, mesmo que por meio de votação virtual. Lembrando que enquete não tem base científica nenhuma, é somente uma amostragem, diferente de uma pesquisa eleitoral devidamente registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Pedimos desculpas aos leitores e seguidores do Jacu pelo ocorrido e pela causa que nos forçou o encerramento.
Assim com a paralisação ficou o resultado final da enquete:
Assista ao vídeo (Facebook e Instagram):
Via Pio do Jacu