São José dos Pinhais pode contar no futuro com um novo programa de incentivo ao comércio local, inspirado em iniciativas bem-sucedidas de outras cidades paranaenses, como o Nota Curitiba e no Estado, como o Nota Paraná. A proposta é do deputado federal Geraldo Mendes (União Brasil), que também é pré-candidato à prefeitura de São José dos Pinhais.
Em um vídeo divulgado nas suas redes sociais, Mendes explicou como o programa, batizado de Nota São-joseense, funcionaria. O principal objetivo da medida é fomentar o comércio local e beneficiar os consumidores com descontos e prêmios, contribuindo para o aquecimento e a melhoria da economia local.
O Nota São-joseense seria uma ferramenta importante para fortalecer o comércio de São José dos Pinhais, incentivando os consumidores a pedirem nota fiscal em suas compras e, em troca, receberem benefícios. Além de movimentar a economia, a iniciativa também ajudará a aumentar a arrecadação municipal, permitindo que mais recursos sejam investidos em áreas essenciais como saúde, educação e infraestrutura.
Seguindo o modelo de programas semelhantes, o Nota São-joseense incentivaria os consumidores a exigirem a emissão de notas fiscais em todas as suas compras no comércio local. Em troca, eles poderiam participar de sorteios de prêmios e acumular créditos que poderiam ser utilizados para abater o valor do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) ou de outras taxas municipais.
Assista: