O presidente do Conselho Municipal de Saúde de São José dos Pinhais, Robson ‘Jamaica’ Vieira da Silva teria cometido suicídi0 após fazer uma live na última segunda-feira (29), onde acusou duramente a gestão da prefeita Nina Singer de descaso na saúde pública.
Os ataques de Jamaica também miraram os vereadores saojoseenses, por permitir os gastos de milhões em shows nas festividades da cidade no mês de março, mas que não há dinheiro para pagar exames especializados e medicamentos em unidades de saúde, por exemplo. Jamaica ainda lembrou na live sobre a falta de merenda escolar ocorrida em dezembro passado.
Segundo informações, Jamaica teria sido encontrado morto com a bandeira do SUS, onde era ativista há anos no conselho e deixaria o cargo em breve por término do mandato. O vídeo da live chegou ser apagado das redes sociais do conselho municipal, mas foi repostado em uma página no Facebook onde mostra na íntegra a indignação do ex-sindicalista e ativista da saúde.
Alguns internautas comentaram colocando em dúvida sobre as circunstâncias da morte do ativista e pedem investigação por parte da Polícia Civil. O corpo de Jamaica foi velado na Câmara Municipal nesta terça-feira.
Em relação a política, a prefeita Nina Singer, que vai tentar a reeleição, somente horas depois já do dia seguinte lamentou em suas redes sociais o ocorrido e provavelmente este triste incidente vai lhe gerar prejuízos políticos, devido à gravidade da situação e das acusações feitas por Jamaica antes de falecer.
Lideranças políticas como o deputado federal Geraldo Mendes (UB), postaram suas homenagens ao histórico de lutas de Jamaica no sindicalismo, onde organizou mobilizações de trabalhadores em frente a montadoras como a da Renault, além do seu tempo à frente do Conselho de Saúde na cidade.
Assista o vídeo de Jamaica e da homenagem do deputado Geraldo Mendes: