Michelly Correa visitou o aldeamento Indígena de Rio das Cobras (Reprodução: Plug/RPC/Rede Globo)
O programa Plug da RPC/Rede Globo apresentou neste sábado, 27, o município de Nova Laranjeiras, sendo o segundo final de semana seguido em que se dá destaque estadual para a região da Cantuquiriguaçu. No sábado passado, o destaque foi Laranjeiras do Sul.
A apresentadora Michelly Correa destacou muitos dos valores, costumes e histórias do município que fica no Centro-Sul do Paraná, há cerca de 1 hora e 45 minutos de Guarapuava. A cidade abriga o maior território indígena do estado, cerca de 30% da população é formada por esses povos originários.
"E a força deste povo representa as raízes do Paraná. Michelly Correa conheceu o grupo dos Caingangues e a luta pela preservação de sua cultura e os problemas que enfrentam.", diz trecho do texto original no site da Rede Globo sobre Nova Laranjeiras.
"Nova Laranjeiras também carrega o título de 3º cidade do Brasil a legalizar um assentamento. E por lá, essas pessoas que formam a cidade, plantam para comer e também para ganhar a vida.", relata a postagem original no site da Rede Globo.
E como é o costume do programa Plug, sempre mostra a culinária local, mostrando o preparo de uma meio panqueca, meio bolinho assado. "A receita do Plug deste sábado foi super fácil de fazer e perfeita para ser servida no café da manhã ou no lanche da tarde: o tareco", preparado pela Vovó Totonha Schilive.
Nova Laranjeiras tem o considerado melhor queijo do Paraná e o Plug também destacou a força do agronegócio e da agricultura familiar, que fortalece a economia do município e da região.
Além disso, o programa mostrou as raízes de Nova Laranjeiras e do Paraná, apresentando a tribo indígena Caigangue e a luta pela preservação de sua cultura e os problemas que enfrentam.
Assista ao programa na íntegra (Postado no Costv por questão de direitos autorais):