Assembleia Legislativa do Parana
Banner patrocinadores Jacu

Conselho de Ética ouve testemunhas de Renato Freitas

Conselho de Ética e Decoro Parlamentar (Foto: Orlando Kissner/Alep)

Informa o blog do Tupan que Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Assembleia Legislativa do Paraná iniciou a oitiva das testemunhas de defesa do deputado Renato Freitas (PT), no processo de quebra de decoro parlamentar ao qual ele responde.

Foram ouvidos o deputado Requião Filho (PT) e o Chefe do Gabinete Militar da Assembleia, tenente-coronel Robson Selleti, sobre os fatos ocorridos durante sessão plenária do dia 9 de outubro, que culminou na representação protocolada contra Freitas pelo presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSD).

Eles responderam perguntas dos membros da comissão e também da advogada de defesa Monique Santos. A deputada Ana Júlia (PT), suplente no Conselho de Ética do representado Renato Freitas, não pode comparecer e enviou questionamentos.

Requião filho foi questionado principalmente por decisões e atos ocorridos na sessão e questões regimentais, enquanto Seletti respondeu sobre ações da segurança da Casa na data dos fatos.

O deputado estadual Professor Lemos (PT) e o deputado federal Tadeu Veneri (PT) também haviam sido arrolados como testemunhas, mas não puderam comparecer. A oitiva deles foi transferida para esta terça-feira (28), às 13 horas, na Sala da Comissões. Lemos substitui o deputado Ney Leprevost (União), que pediu dispensa.

“Amanhã encerraremos essa fase instrutória, probatória, e daremos o prazo de 48 horas para a defesa apresentar as alegações finais do processo. Após isso, o relator, deputado Matheus Vermelho (PP), dará o seu parecer. Se tudo estiver de acordo, na segunda-feira (4), nós marcaremos uma reunião para a leitura do parecer”, explicou o presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, deputado Delegado Jacovós.

Durante a reunião foi aprovado requerimento da dispensa da testemunha Vicente Batista Manoel Sérgio Neto, “em razão de impedimentos jurídicos bem delineados pela advogada Thaise Mattar Assad”, segundo explicou Jacovós.

Renato Freitas (Foto: Orlando Kissner)

O deputado Renato Freitas não compareceu à reunião e, segundo sua assessoria, irá se manifestar em momento oportuno.

Também acompanharam as oitivas o corregedor da Assembleia, deputado Artagão Junior; o relator do processo, deputado Matheus Vermelho; o deputado Luis Corti, substituindo o vice-presidente da Comissão, deputado Do Carmo (União); o deputado Tercilio Turini (PSD) e o procurador-geral da Assembleia Legislativa, Paulo Rosso.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Mgid

Mgid