Barbaridade em "Beutiful River"...
Uma idosa teria ido a óbito por falta de atendimento adequado e intransigência da atual secretária de Saúde de Rio Bonito do Iguaçu. É o que informa o blog Meia Hora, do Hércules Folador.
Segundo informações, a secretária teria sido irônica e grosseira com a idosa, além da intransigência de dizer que ela “amava Nova Laranjeiras” – município vizinho. Porém, familiares afirma que a mulher era eleitora de Rio Bonito e necessitava de um cilindro de oxigênio, mas a saúde pública se negou a fornecer.
Segundo o Pacto pela saúde do SUS, o atendimento deve acontecer independente onde a pessoa vote, more, seja qualquer credo ou religião ou cor da pele. Estaria ocorrendo uma incompetência grande na gestão da saúde atual que não teria conhecimento das diretrizes do SUS.
O Pacto pela Saúde reforça o SUS como uma política de Estado que tem seus princípios garantidos na Constituição Federal. É um compromisso entre os gestores do SUS para a efetivação de iniciativas que ampliem a mobilização social e promovam a cidadania, favorecendo o acesso e maior qualidade aos serviços de saúde.
Uma das prioridades do Pacto em Defesa do SUS foi a elaboração e a divulgação da Cartados Direitos dos Usuários da Saúde, publicada na Portaria nº 675, de 30 de março de 2006. É fundamental disseminar as informações relativas a esses direitos junto às instâncias gestoras, aos segmentos profissionais do setor e aos movimentos sociais.
COMENTÁRIO DO JACU:
Uma vergonha, praticar preconceito no atendimento pra idozinha porque ela gostava de Nova Laranjeiras e tinha foto do município, no caso ela deveria ter uma foto em "Beautiful River" e puxar o saco do prefeito ou da atual administração para ser melhor atendida? Me expliquem aí, jacuzada.
Assista aos vídeos com os comentários do “E agora José?” do Hércules Folador: