PEC poderá substituir o texto que dá o poder moderador para Forças Armadas
O atual governo do esquerdista Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pode apresentar no Congresso nos próximos dias, uma Emenda à Constituição (PEC) para tirar o poder moderador das Forças Armadas por meio de uma mudança no Artigo 142 da Constituição Federal. As informações são do Terra Brasil Notícias.
O artigo em questão foi bastante cobrado pelos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), durante as manifestações em frente aos quartéis e o pedido que as Forças Armadas intervissem após o resultado das eleições de 2022.
Conforme o colunista Robson Bonin, da revista Veja, há uma movimentação no governo para que essa PEC seja apresentada e que tenha andamento antes das próximas eleições. Para isso, o texto tem que ser apresentado e votado até setembro deste ano.
O momento é propício para a apresentação da Emenda, diante da crise com a cúpula militar e as investigações capitaneadas pelo ministro Alexandre de Moraes (STF) na família Cid e no ex-presidente Bolsonaro.
O colunista afirma ainda que o ministro da Defesa, José Múcio, vem freando as investidas de figuras que almejam um texto mais radical nessa PEC.