Assembleia Legislativa do Parana
Banner patrocinadores Jacu

Governo do PR vai realizar Turismo na Escola; programa foi inspirado em Laranjeiras do Sul


O Governo do Paraná vai levar o turismo para as salas de aula a fim de ampliar o conhecimento de professores e alunos sobre a atividade, principalmente em âmbito regional.

A inciativa do Estado faz parte do programa Turismo na Escola, um programa que foi inspirado na atual gestão do prefeito Berto Silva, que visa valorizar o turismo, preservar a história cultural do Paraná e também beneficiou além de alunos das escolas, também as pessoas da melhor idade, onde eles visitam vários pontos turísticos do nosso Estado. 

Turismo na Escola

O objetivo é que os estudantes o valorizem como fonte de riqueza, de preservação da história, da cultura e do meio ambiente. A iniciativa é da secretaria estadual do Turismo (Setu), com o apoio das Instâncias de Governança de Turismo (IGR).

Haverá capacitação dos professores para conhecerem melhor os principais segmentos turísticos ofertados em suas regiões. O aprendizado chegará aos estudantes como conteúdo transversal, ou seja, que não faz parte da grade oficial. A ideia é inspirar projetos que serão formatados com a participação dos alunos. O programa irá passar pelas 19 regiões turísticas do Paraná.

Capacitação

A primeira capacitação será em Francisco Beltrão, no Sudoeste, na sexta-feira, 26 de maio. Serão capacitados cerca de 140 professores da rede municipal de ensino de outros 16 municípios da região: Ampére; Capanema; Chopinzinho; Clevelândia; Coronel Domingos Soares; Coronel Vivida; Cruzeiro do Iguaçu; Dois Vizinhos; Mangueirinha; Palmas; Salgado Filho; Salto do Lontra; Santa Izabel do Oeste; Santo Antônio do Sudoeste; São Jorge D`Oeste e Sulina.

Gerações

Não é a primeira vez que as Instâncias de Governança de Turismo sinalizam para a educação, com foco nas gerações futuras. Em 2022, a Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste do Paraná/IGR Vales do Iguaçu, com apoio do Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), da Cooperativa Cresol e prefeituras, desenhou uma proposta semelhante e levou para Ampére/PR.

A iniciativa resultou em 12 projetos elaborados por professores e alunos nas áreas de turismo de gastronomia, negócios, rural, religioso, cultura, esporte, além de imagens que inspiraram o Programa Turismo na Escola 2023.a

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Mgid

Mgid