O deputado federal mais votado em Laranjeiras do Sul e região nas eleições de 2022, Geraldo Mendes, votou na terça-feira, 25, a favor da PL 2.630/20, que nada mais é a PL das Fakes News ou PL da Censura. As informações são do Minuto Metropolitano, de São José dos Pinhais – o principal município de forte base eleitoral do parlamentar.
Uma das censuras veladas da PL diz que o governo e seus órgãos competentes poderão remover postagens e até mesmo perfis por supostas publicações falsas ou ofensivas, sem ao menos que seja comunicado ao perfil que cometeu tal ato.
O texto recebeu críticas ao longo da trajetória na câmara. O deputado Marcel Van Hattem (Novo-RS) disse à Agência Câmara de Notícias, que a proposta limita a liberdade de expressão e a disseminação de notícias falsas e verdades. “Para evitar que as notícias falsas sejam disseminadas, as vítimas serão as informações verdadeiras”, criticou. Ele disse que a proposta cria uma estrutura “soviética” de análise de conteúdo.
Os deputados da oposição haviam conseguido barrar a urgência da matéria no ínicio do mês, apesar da urgência obter mais votos favoráveis, 249 a 207, eram necessários 257 votos para a aprovação. Mas com alguns votos de deputados que seriam da base da oposição, o governo conseguiu a aprovação com placar de 238 votos a 192 na votação desta terça-feira.
Paraná
Entre os deputados paranaenses, apenas o voto do deputado divergiu com os demais colegas da bancada do União Brasil eleitos no Paraná. Felipe Francischini, Delegado Laiola e Padovani votaram não.
Além de Geraldo Mendes, o governo obteve 4 votos da bancada do PT, os deputados Aliel Machado (PV), partido da federação do PT, e Luciano Ducci (PSB), partido do vice-presidente Geraldo Alckmin. Junto também do voto do deputado e ex-governador Beto Richa (PSDB), que estaria flertando aliança com o governo petista.
Ao todo, 24 dos 30 deputados paranaenses estiveram em plenário e votaram na proposta.
Justificativa
Em suas redes sociais, Geraldo Mendes diz que por ser contra, votou para que o projeto seja analisado com urgência. Confira:
Veja como votaram os deputados Paranaenses na urgência (dados da Câmara):
MDB
Sergio Souza (PR) Não
PL
Filipe Barros (PR) Não
Giacobo (PR) Não
Podemos
Deltan Dallagnol (PR) Não
PP
Dilceu Sperafico (PR) Não
Marco Brasil (PR) Não
Pedro Lupion (PR) Não
Tião Medeiros (PR) Não
PSB
Luciano Ducci (PR) Sim
PSD
Paulo Litro (PR) Não
Reinhold Stephanes (PR) Não
Rodrigo Estacho (PR) Não
Sargento Fahur (PR) Não
PSDB
Beto Richa (PR) Sim
PT
Carol Dartora (PR) Sim
Gleisi Hoffmann (PR) Sim
Tadeu Veneri (PR) Sim
Welter (PR) Sim
PV
Aliel Machado (PR) Sim
Republicanos
Diego Garcia (PR) Não
União
Delegado Matheus Laiola (PR) Não
Felipe Francischini (PR) Não
Geraldo Mendes (PR) Sim
Padovani (PR) Não
Editado por Central Sul News
Fonte:
http://www.minutometropolitano.com/2023/04/geraldo-mendes-vota-favor-de-projeto-de.html