As publicações beneficiavam empresas com prorrogações de contratos em procedimentos licitatórios da Prefeitura de Éneas Marques
O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), coordenado pelo Ministério Público do Paraná, por meio da 6ª Promotoria de Justiça de Francisco Beltrão, cumpriu mandados de busca e apreensão na manhã desta quinta-feira, 09, na Prefeitura de Éneas Marques, no sudoeste do Estado por crimes de fraude à licitações.
Autorizado pelo juízo Criminal de Francisco Beltrão, as buscas foram feitas em endereços nos municípios de Enéas Marques, Francisco Beltrão, Nova Esperança do Sudoeste, Dois Vizinhos e Curitiba.
Segundo informações oficiais, as investigações pairam sobre crimes de fraude à licitações, falsidade ideológica e associação criminosa em pelo menos 28 licitações. Servidores públicos dos setores de licitação e compras, são acusados de direcionar procedimentos licitatórios ou beneficiar empresas com prorrogações de contrato, a partir da falsificação de publicações de extratos no Diário Oficial de um jornal de grande circulação na região Sudoeste. As falsificações contavam com o auxílio de uma funcionária do jornal à época dos fatos – entre 2014 a 2017.
Foram apreendidos aparelhos celulares, computadores e documentos que serão periciados pelo Instituto de Criminalística. Em uma das empresas alvo das buscas, foram localizados R$ 257 mil em dinheiro e US$ 1,9 mil (dólares americanos). Todos os itens serão analisados no curso das apurações.