Fiscal Ana Luisa Jacon e o deputado federal Stephanes Junior (Foto: Assessoria) |
Na semana retrasada, o município de Itambaracá, cidade do norte pioneiro paranaense, recebeu do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, por intermédio da Divisão de Aquicultura e Pesca da Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Paraná (Jair Soares), a cessão um veículo Mitsubishi L200, ano 2009, para desenvolvimento da atividade aquícola da região.
A finalidade da cessão é o acompanhamento mais efetivo aos produtores de pescados, especialmente em tanques escavados nas propriedades rurais, no intuito de fomentar a atividade da aquicultura e dar melhor orientação aos pequenos produtores.
A entrega do veículo ao município ocorreu na semana passada por intermédio Deputado Federal Reinhold Stephanes Junior, que enfatizou, nas redes sociais, que a cessão do veículo vai servir de grande auxílio produtores da aquicultura familiar do município, no fomento da atividade aquícola, na regularização e estruturação de trabalho.
A fiscal Ana Luisa Jacon Rosa, responsável pelo Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal de Itambaracá, comenta que com a chegada do veículo para o Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal (SIM/POA), o trabalho de fiscalização e regularização será muito mais efetivo no município.
A cessão do veículo para o SIM/POA, possibilita mais agilidade nos serviços de fiscalização e educação sanitária, sendo um ponto essencial para que o município prossiga nos trâmites para atingir equivalência ao SUSAF, de acordo com a fiscal Ana Luisa.
“A chegada deste veículo é muito importante para a regularização de toda a cadeia produtiva do pescado, com o objetivo de ampliar o mercado de venda dos produtos que são produzidos no município, a fim de provocar a baixa clandestinidade e incentivar a regularização das agroindústrias de pescado”, relata.
Para os estabelecimentos, a principal vantagem é a ampliação da área de comercialização de seus produtos, uma vez que, mesmo estando registrado no Serviço de Inspeção Municipal, ele poderá comercializar em todo o território estadual. O município está pleiteando participar do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar do Paraná (SUSAF)
Para o município, as principais vantagens são, a geração de empregos e renda, uma vez que os estabelecimentos, com uma perspectiva de venda maior, tendem a aumentar sua produção e consequentemente necessitam de mais mão de obra.
Com o cadastro no SUSAF/PR, o município também estará incentivando o empreendedorismo, com a abertura de novas empresas e negócios.
Assista ao vídeo: