Personalidades de destaque na sociedade local foram indicadas ao prêmio pelos vereadores
Emoção, reconhecimento, agradecimento e, acima de tudo, homenagem. Assim a Câmara de Laranjeiras do Sul protagonizou, na noite da última quarta-feira (13), uma solenidade memorável que marcou a outorga do Título de Cidadania Honorária para figuras relevantes que marcaram o desenvolvimento do município. O evento aconteceu nas dependências do Cine Teatro Iguassú e brindou seis personagens cujas trajetórias se misturam com a história recente da cidade. Para a maioria deles, a honraria teve não apenas o sabor de dever cumprido, mas de compromisso renovado.
Cidadãos Honorários - Após vídeos brindando o histórico de cada homenageado, a Sessão Solene comandada pelo mestre de cerimônia Plácido Damiani outorgou com Títulos de Cidadania Honorária o Deputado Estadual Artagão de Mattos Leão Júnior, a Ex-Prefeita de Laranjeiras do Sul, Sirlene Pereira Ferreira Svartz; o Secretário de Obras e Engenheiro Civil Sênior, Leoni Luiz Faé Meletti-Tilim; o Juiz do Trabalho da TRT/PR 9ª Região, João Luiz Wentz; o Médico Cirurgião, Dr. Isac Kei Yamazaki e o empresário Luiz José Franciosi, proprietário da Concessionária Auto Braz.
Homenagem em vida - O Título não era conferido em Laranjeiras do Sul desde meados de 2010. A honraria é concedida às pessoas que, residindo ou não na cidade, realizaram relevantes serviços sociais ou tiveram, de alguma forma, contribuição no desenvolvimento econômico, social e cultural do município. Para o Presidente da Câmara, Carlos Alberto Machado-Magrão, trata-se de uma homenagem singela, mas significativa. “Hoje celebramos o tributo e a honra em vida, com o valor mais prático de uma homenagem. Neste país em que feitos notáveis são relegados ao esquecimento, homenagear em vida é resgatar valores morais, intelectuais e cívicos”, destacou.
“Em Laranjeiras do Sul fui recebida como filha e essa mesma cidade formou nossos filhos. Esse é o melhor presente”, discorreu Sirlene Svartz abrindo os discursos na tribuna. A fala foi ao encontro das palavras do sêo Franciosi, pioneiro que aqui estabeleceu raízes. Indicados pelo ex-vereador Márcio dos Alexandre, o Deputado Estadual Artagão Júnior e o Engenheiro Leoni Meletti falaram em redobrar seus esforços – “se o passado valeu a pena, vamos continuar construindo nosso futuro”, afirmou Artagão. Em imensa simplicidade, o Médico Dr. Isac Yamazaki e o Juiz do Trabalho, João Wentz procuravam compreender os motivos que os levaram ao Título. “É até mais do que eu mereço, então só tenho a agradecer”, disse Luiz Wentz.
Presenças - A solenidade teve aclamações da plateia, lágrimas contidas e soltas e muitas histórias. Nem tudo, portanto, dentro do script, mas compreensível em vista do clima que se estabeleceu na cerimônia. Além do Presidente Magrão e homenageados, participaram do ato o prefeito de Laranjeiras do Sul, Berto Silva, que em sua mensagem descreveu de forma singela cada homenageado; o vice-prefeito Valdemir Scarpari, os vereadores Tarso Campigotto, Ivaldonir Panatto, Ademilson Moraes, Joel Demétrio, Valmir Trindade, Ney Becker, Valeide Scarpari, Celso Azevedo, Jovanildo Viola, Halisson Galvan e Rodrigo Scheis, ex-vereadores, servidores da Câmara e da Prefeitura e demais munícipes.