O pré-candidato a prefeito, o empresário Jaison Mendes (UB) realizou a convenção partidária coletiva na noite desta quinta-feira (02), no Iguaçu Tênis Clube, onde anunciou o seu pré-vice, o vereador Ademilson Moraes, o Bico, pelo partido Cidadania.
A intenção o grupo de Jaison era fazer uma convenção discreta e tranquila, pois há um pouco mais de um mês já tinha sido feito um grande evento de lançamento de pré-candidatura.
Após essa movimentação política e escolha de Bico, em Laranjeiras do Sul a eleição vai ser polarizada em duas candidaturas – uma da situação e outra da oposição, sem a possibilidade de uma terceira via com vinha sendo anunciado nas últimas semanas.
Os partidos da aliança de Jaison até o momento são Cidadania, Republicanos, MDB, PDT, Avante e PRTB. De acordo a coordenação de campanha, o evento de lançamento oficial terá sua data anunciada nos próximos dias.
O outro lado
Na mesma noite de ontem, o pré-candidato da situação, o atual vice-prefeito Valdemir Scarpari (PSD) fez sua convenção no Clube Operário, anunciando como vice o vereador Ney Becker (PRD) e na sua base de apoio estão os partidos Podemos, PRD, PL, Progressistas e a Federação Brasil da Esperança, que inclui os partidos PT, PV e PCdoB.
A aliança entre PL e a Federação Brasil da Esperança, por parte do PT é autorizada pelos dirigentes nacionais do partido nestas eleições municipais. Porém, lideranças do PL estadual e alguns deputados estaduais criticaram essa conjuntura em Laranjeiras e espalharam pela cidade uma resolução onde mostra a presidente do PL Mulher, Michele Bolsonaro, em matéria veiculada nesta sexta-feira (02) no jornal O Globo, vedando tal iniciativa nos municípios. As críticas de ambos os lados vão se entender durante toda a campanha.
Por sua vez, o ex-presidente Jair Bolsonaro divulgou na manhã desta sexta-feira um vídeo nas suas redes sociais vedando as alianças entre o PL e partidos de esquerda.
Assista:
Registro definitivo
O prazo final para o registro de candidaturas, conforme a Lei Eleitoral nº 23.609/2019, é até as 8 horas do dia 15 de agosto para transmissão pela internet. A entrega da mídia (pen drive) na sede do cartório eleitoral deve ser feita até as 19 horas do mesmo dia. Somente após esse registro os candidatos terão seu número definido pela justiça eleitoral, com previsão de conclusão até o dia 16 de agosto.