O deputado federal e pré-candidato a prefeito de São José dos Pinhais, Geraldo Mendes (UB), conseguiu uma importante articulação política e agora conta com o apoio oficial do Partido Liberal (PL), liderado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, atingindo em cheio a reeleição da prefeita Nina Singer que gostaria de contar com o apoio do eleitorado conservador.
A decisão do PL é uma vitória de Geraldo Mendes, que ao mesmo tempo também desbanca o mentor político de Nina, o deputado estadual Thiago Buhrer.
O anúncio foi feito em um vídeo, ao lado do presidente municipal da sigla e uma importante liderança política na cidade, pastor Itamar Paim Pruch. “Estamos aqui com o Itamar Paim, um líder religioso e referência para nós, que é de direita, patriota, defende os valores da família e é do PL. Nós estamos unindo forças. O União Brasil e o PL em São José dos Pinhais estarão juntos nas eleições de 2024. Estamos selando esta união desses dois partidos para disputar a majoritária do nosso município e fazer a diferença; estamos juntos”, agradeceu Geraldo.
Esta aliança é construída sob valores que reforçam o projeto de Geraldo Mendes para a cidade, trazendo as bandeiras de Deus, Pátria, Família e Liberdade, sendo a única pré-candidatura que realmente representa a direita em São José dos Pinhais. “Oficialmente, através da nossa liderança, tanto nacional quanto estadual, com o deputado Giacobo, formalizamos essa união em nosso município, que tem tudo para ser uma caminhada vitoriosa”, destacou o pastor Itamar Paim.
Nos próximos dias, Geraldo Mendes estará com as lideranças nacional e estadual do PL apresentando esta importante aliança para São José dos Pinhais, acompanhado do presidente Jair Bolsonaro, do presidente estadual Fernando Giacobo e outras lideranças da sigla.
Consequências políticas
A decisão impactou diretamente a prefeita Nina Singer (PSD), que afirmava estar alinhada com o PL de Jair Bolsonaro. Nos últimos dias, circulavam rumores sobre a nova direção do partido.
Na semana passada, a prefeita de São José dos Pinhais reuniu o gabinete anticrise para avaliar os desdobramentos da decisão, e a primeira ação foi lançar um jornal atribuindo a si mesma algumas obras originadas das articulações do ex-prefeito Toninho Fenelon (PDT) e do próprio Geraldo Mendes.
A decisão que fez Nina Singer perder o apoio do PL foi seu passado de esquerda. Ela se elegeu pelo Cidadania, em 2020, partido originário do PPS (Partido Popular Socialista), fundado por integrantes do PCB (Partido Comunista Brasileiro) e considerado de centro-esquerda.
Agora, Geraldo Mendes deve receber, na segunda quinzena de julho ou na primeira de agosto, o presidente Jair Bolsonaro para anunciar a chapa União Brasil e PL à Prefeitura de São José dos Pinhais.
Assista ao anúncio de Mendes: