O dirigente do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Pedro Stédile, encontrou-se com o papa Francisco neste sábado (18) em Verona, Itália, e pediu ao pontífice que abençoasse uma bandeira do movimento social.
Um vídeo registrado pelo portal Vatican News, da Santa Sé, mostra o momento em que Francisco, ao passar por fiéis posicionados em um corredor, se aproxima de Stédile, que lhe estende uma bandeira vermelha. O papa coloca uma das mãos sobre a bandeira e permanece assim por cerca de dez segundos, enquanto Stédile conversa com ele.
"Pedi que o papa abençoasse nossa bandeira do MST e relatei a ele a situação do Rio Grande do Sul. Ele ouviu com atenção e disse que estava acompanhando e rezando", relatou o líder dos Sem Terra.
O papa e o MST
Stédile viajou à Itália para participar do evento “Arena da Paz”, um encontro público do papa Francisco com integrantes de movimentos populares em Verona. Pelo menos 12 mil pessoas participaram da conferência na cidade localizada na região de Vêneto, no norte do país.
Essa não foi a primeira vez que o pontífice se dirigiu ao líder do MST. Em 2020, durante o pico da pandemia de Covid-19, Francisco enviou uma carta a João Pedro Stédile, na qual agradecia e afirmava que “compartilhar os produtos da terra para ajudar as famílias carentes” era um “sinal do Reino de Deus”.
Papa já deu várias demonstrações do seu alinhamento político com líderes de esquerda brasileiros, como recentemente encontrando a ex-presidente Dilma Rousseff no Vaticano.
Stedile se encontra com Papa Francisco que abençoa bandeira do MSThttps://t.co/NxqeRzzJk2 pic.twitter.com/ObdXeKV0pv
— foradapauta (@foradapauta22) May 19, 2024