A vereadora Maria Letícia (PV) foi flagrada dirigindo sob influência de álcool após um acidente de trânsito em novembro de 2023.
O relator do caso, o vereador Professor Euler (MDB), deve solicitar a cassação do mandato de Maria Letícia, o que poderia torná-la a primeira vereadora a ser cassada na história de Curitiba. Até o momento, apenas Renato Freitas (PT) teve seu mandato cassado pelos colegas vereadores, mas a punição foi anulada pelo STF.
Nesta quarta-feira (17 de abril), Maria Letícia enfrentará um "Dia D" no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar (CEDP) da Câmara Municipal de Curitiba (CMC). Ela é acusada de dirigir embriagada, tentar fugir e desacatar/abusar da autoridade durante uma abordagem policial realizada após o acidente de trânsito no bairro Bigorrilho.
A informação foi inicialmente divulgada pelo blog Politicamente, do jornalista Karlos Kohlbach.
Em entrevista, o relator do caso detalhou que três acusações foram analisadas em seu relatório: dirigir embriagada, tentativa de fuga e desacato/abuso de autoridade. Ele decidiu não aplicar punição pelas duas primeiras acusações, mas considerou que a terceira (desacato/abuso de autoridade) justifica a penalidade máxima, isto é, a cassação do mandato.
COMENTÁRIO DO JACU:
Fica a dica aí pra "vereadorada" que gosta de tomar uns gole e decatar a polícia e até mesmo xingar algum cidadão que o questione. Se cassarem a madame aí, pode abrir precedente legal para cassar qualquer edil que se ache o "machão" ou a "boazona" depois de uns gole na mente. Vai ter 'boleras' de candidato a reeleição tomando umas e batendo-boca com antigos eleitores qual ele ficou devendo favor, isso nas tantas "churrascadas" que vão acontecer na campanha!!!