Estão sendo cumpridos 27 ordens judiciais em ao menos cinco cidades do Estado
Nesta terça-feira (23), a Polícia Civil do Paraná lançou uma operação contra um grupo criminoso acusado de lavar mais de R$ 20 milhões provenientes do tráfico de drogas através de postos de combustíveis. A operação está sendo realizada em várias cidades, incluindo Apucarana, Londrina, Cambira, São João do Ivaí e Borrazópolis, com um total de 27 ordens judiciais sendo executadas simultaneamente.
Segundo informações da polícia, estão sendo cumpridos dois mandados de prisão preventiva, seis de prisão temporária e 19 de busca e apreensão. Além disso, estão sendo tomadas medidas para o sequestro de imóveis, bloqueio de bens e valores em contas bancárias e investimentos financeiros dos suspeitos.
As investigações indicam que o grupo criminoso utilizava diversas estratégias para ocultar a origem ilícita dos seus ganhos financeiros. O delegado Ricardo Casanova explica que "o principal mecanismo financeiro usado para lavar o dinheiro do tráfico de drogas era a criação e compra de vários estabelecimentos comerciais, incluindo postos de combustíveis nas cidades de Apucarana, São João do Ivaí e Borrazópolis".
Os fundos ilícitos foram introduzidos no sistema financeiro através de transações fracionadas. Também foram realizadas liquidações de operações de crédito e compras de combustíveis.
Os suspeitos serão processados por associação criminosa e lavagem de dinheiro. Se condenados, podem enfrentar penas de mais de dez anos de prisão.