O ofício No. 175/2024 da 2a Promotoria de Justiça da Comarca de Laranjeiras do Sul datado de 19/04/2024, informa que foi aberto o procedimento administrativo MPPR-0076.22.000567-2, qual questiona no prazo de 20 dias ao município se é viável a relocação de seus alnos para escolas/colégios existentes no município de Rio Bonito do Iguaçu, bem como se os responsáveis pelos alunos concordam ou não pela referida realocação. O documento é assinado pelo promotor Bruno Rinaldin.
No documento do Ministério Público, o questionamento não é feito somente a administração municipal, mas também ao Governo do Paraná, vide Secretaria de Estado da Educação (SEED) e o Núcleo Regional de Educação (NRE) que pode vir aceitar em suas instituições de ensino estadual localizadas no Assentamento Ireno Alves dos Santos, os alunos oriundos do Herdeiros do Saber I e II, no que tange o ensino fundamental e o ensino médio profissionalizante.
As escolas localizadas no pré-assentamento Herdeiros da Terra, portanto, poderão deixar de existir, prejudicando centenas de alunos e familiares que precisarão colocar seus filhos no já complicado transporte escolar naquelas áreas para estudar em localidades mais distantes, mesmo que seja nos assentamentos vizinhos.
Veja o ofício na íntegra:
Repercussão
O vereador Michel Giacomini publicou um vídeo divulgado no blog Meia Hora Notícias questionando a atitude da atual administração e se colocando contra a realocação dos alunos.
Em informações obtidas junto a autoridades do Estado em Curitiba, este veículo de comunicação da Cantu sabe que haverá um questionamento junto ao NRE sobre o que está acontecendo no município de Rio Bonito do Iguaçu.
Durante a campanha, o atual prefeito em um vídeo que está na sua página oficial, promete que ajudaria a reestruturar a escola junto com a comunidade – onde na verdade são várias salas de aula em construções de madeira.
Assista ao vídeo: