O empresário Jaison Mendes (UB), pré-candidato a prefeito de Laranjeiras do Sul, em conversa com nossa redação, disse que está vendo sua candidatura a cada dia estar mais consolidada, pois diariamente está recebendo novos apoios de vários setores da sociedade.
Diante do atual cenário, onde grupos políticos ligados a outras pré-candidaturas tentando ‘importar’ nomes que estão residindo em outras cidades, Jaison se vê tranquilo e afirma que desde novembro de 2023, já afirmava com convicção o seu nome à disposição da pré-análise popular, sendo uma pré-candidatura genuinamente laranjeirense.
“Durante este período de pré-campanha, estamos conversando com várias lideranças, até mesmo com alguns pré-candidatos, respeitando a posição de todos, independente de grupo político, tentando articular uma grande aliança para darmos novos rumos e novos projetos à população de Laranjeiras,” explicou Mendes.
Pré-candidaturas
O professor Lídio dos Santos era pré-candidato a prefeito, porém optou em apoiar Jaison Mendes e segundo o próprio, será coordenador de campanha. As outras pré-candidaturas até o momento anunciadas são do atual vice-prefeito Valdemir Scarpari (PSD); do secretário Obras, o engenheiro Leoni Luiz Meletti, o Tilim (PP); pastor Manuel Ilara; Chico da Lotação e recentemente foi anunciado pelo Cidadania uma lista tríplice: o ex-vereador Professor Anderson, o vereador Alisson Galvan e o empresário Aldemar Becker. Um desses poderá ser o indicado.
O Partido dos Trabalhadores (PT), que em Laranjeiras teve uma votação de 54% para Lula em 2022, não deverá mais uma vez lançar candidatura própria, mesmo a contragosto de um grupo do partido e provavelmente apoiará Scarpari. A agremiação tem vários cargos na Secretaria de Educação e atualmente comanda a pasta da Agricultura, como em outras gestões do atual prefeito Berto Silva.
Repercussão
Rumores no último final de semana estremeceram a política local, onde o blog Meia Hora (Hércules Folador) anunciou que a ex-primeira-dama Eliza Regina Gemelli da Silva teria se filiado ao PSD de Laranjeiras e poderia entrar no jogo eleitoral, sendo um plano B do grupo que atualmente está na administração. Porém, a mesma ainda não se pronunciou oficialmente sobre a veracidade da informação.
Analistas políticos locais acreditam que isso pode ser uma cortina de fumaça e que seria difícil o retorno da ex-primeira-dama, que está consolidada em outro município. Mas como a política muda a cada dia, a hipótese não pode ser descartada. Caso eleita, Eliza assumiria as responsabilidades financeiras que ficarão da atual gestão.