O bilionário empresário e dono do X (antigo Twitter), Elon Musk, em uma postagem ironizou uma postagem em que um usuário comentava sobre o ataque hacker sofrido pela primeira-dama do Brasil, Janja da Silva, na semana passada.
Janja afirmou durante a live “conversa com o presidente”, ao lado de Lula (PT), que iria processar a redes social, só não sabia se no Brasil ou nos Estados Unidos. Ela afirmou que Musk ficou mais “milionário” após a invasão em seu perfil. O comentário rendeu ironias da oposição, dentre eles do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), onde postou uma montagem de Elon Musk pobre antes e bilionário depois da invasão ao perfil de Janja.
– Elon Musk ficou muito mais milionário com aquele ataque. É essa a questão. A gente precisa não só a regularização das redes, mas a gente precisa discutir a monetização das redes. Porque hoje, não importa se é do bem ou do mal, eles ganhando dinheiro tá tudo bem – comentou Janja, defendendo a censura das redes sociais.
Musk declarou na sua postagem que “não está claro como alguém adivinhar a senha do email dela é nossa responsabilidade”.
A invasão ocorreu no último dia 11 de dezembro e as mensagens hacker começaram a ser postadas a partir das 21h30. Por volta das 22h45, as imagens já haviam sido apagadas.
A Polícia Federal abriu investigação e conseguiu localizar um adolescente de 17 anos, que afirmou às autoridades por ter sido o responsável por invadir a conta da primeira-dama Janja Lula da Silva, no X (antigo Twitter). O menor foi ouvido na condição de informante, em razão da idade.
Os crimes investigados são de difamação (art. 139) e invasão de dispositivo informático (art. 154-A).
Em relação ao caso, a PF cumpriu seis mandados de busca e apreensão, sendo dois no Distrito Federal e quatro em Minas Gerais. A PF teria estado na casa da mãe do adolescente, em Sobradinho, e na casa do padastro, em Santa Maria, ambas localidades do DF.