Assembleia Legislativa do Parana
Banner patrocinadores Jacu

Morte de sobrinho de miliciano desencadeia ataques e terror no RJ; 35 ônibus e um trem queimados

Bandidos incendiários vários ônibus em diversos vários (Reprodução/Rede Globo)

Matheus Rezende, o Faustão, foi baleado na comunidade Três Pontes e era considerado o número 2 da hierarquia da milícia

A morte de um miliciano trouxe o terror para moradores da Zona Oeste do Rio de Janeiro nesta segunda-feira, 23. Ao menos 35 ônibus e 1 trem foram queimados a mando de criminosos na região, no dia com mais coletivos incendiados na história da cidade, segundo o Rio Ônibus.

Matheus Rezende, o Faustão, foi morto em confronto com a Polícia Civil do Rio. Horas depois, começou uma série de ataques a coletivos na cidade. 

Entre os coletivos queimados, 20 são da operação municipal, 5 do BRT e outros de turismo/fretamento.

Outros veículos e pneus também foram incendiados, fechando diversas vias em bairros como Campo Grande, Santa Cruz, Paciência, Guaratiba, Sepetiba, Cosmos, Recreio, Inhoaíba, Barra, Tanque e Campinho (veja o mapa mais abaixo). Mais de 1 milhão de pessoas vive nessa área.

Os passageiros tiveram que deixar alguns dos coletivos às pressas momentos antes dos criminosos atearem fogo aos ônibus. No Recreio, uma usuária do BRT chega a cair de cara ao deixar o ônibus.

Outra mulher gritava para que passageiros saíssem a tempo: “Tem gente no ônibus, gente do céu. Desce do ônibus. Cadê o motorista?”

Governo reage 

Pelo menos 12 suspeitos de ataques a ônibus foram presos. O governado Cláudio Castro classificou os ataques a transportes como "terroristas" e disse que fará caça aos três chefões do crime organizado e traficantes.

“Esses três criminosos; Zinho, Tandera e Abelha: não descansaremos enquanto não prendermos eles”, disse.

Um trem que saía de Santa Cruz, sentido Central, às 18h04, foi queimado por bandidos nas proximidades da estação de Tancredo Neves. O maquinista foi obrigado a abrir a porta, a descer da composição e teve que retornar à estação.

O Corpo de Bombeiros foi acionado para 36 incêndios em veículos. Cerca de 200 militares de 15 quartéis foram acionados para o trabalho de combate às chamas.

Avenida Brasil fechada

A Avenida Brasil, a principal via expressa do Rio, chegou a ser fechada por alguns minutos, com um ônibus atravessado na pista sentido Santa Cruz.

Às 18h40, o município entrou em estágio de atenção, o terceiro nível em uma escala de cinco e significa que uma ou mais ocorrências já impactam o município, afetando a rotina de parte da população. Por volta do horário, havia 58 km de congestionamentos na cidade, o dobro da média (29 km) das últimas três segundas-feiras.

Ao menos 45 escolas municipais foram afetadas, prejudicando 17.251 alunos. Em algumas, alunos e professores que estavam nos colégios permaneceram para se manterem em segurança.

COMENTÁRIO DO JACU:

Normalmente o Rio de Janeiro já um caos e uma zona, com a criminalidade sempre em altíssimo grau. Agora depois que mataram esse bandidão aí, só mostrou que tudo pode ficar pior e que a nossa Faixa de Gaza é lá. 

Assista (Video autoria: AFP)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Mgid

Mgid