Assembleia Legislativa do Parana
Banner patrocinadores Jacu

Cascavel: Tornado que atingiu a cidade foi do tipo F2 com ventos de até 250 km/h

Equipes da prefeitura atendendo em locais atingidos pelo tornado (Foto: Secom/Cascavel) 

O tornado que passou por Cascavel e deixou mais de 59 mil unidades sem energia, além de provocar inúmeros estragos, foi do tipo F2, que provoca ventos de até 250 km/h, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). A entidade é a principal referência estadual na área de meteorologia.

Os ventos fortes atingiram a cidade localizada no Oeste do Paraná por volta de 6 horas desta quarta. Foram registrados destelhamentos, quedas de árvores e falta de energia elétrica. O muro do cemitério central e placas de trânsito caíram após o temporal. Escolas municipais também registraram estragos e algumas suspenderam as aulas.

“Com base nas evidências mostradas pelos registros de vídeo que recebemos de Cascavel, em especial registros feitos por sobrevoo de helicóptero nas partes atingidas da cidade, foi possível identificar que houve a ocorrência de um tornado na área sul de Cascavel”, disse o meteorologista Marco Jusevicius, do Simepar em entrevista para o Portal CGN. 

Ontem os ventos fortes acompanhados de granizo atingiram outras cidades do Estado, todas localizadas entre a região centro-sul, sudoeste e chegando na região oeste na madrugada. 

Cerca 700 serviços emergenciais foram cadastrados para atendimento, com maior volume concentrado nas regiões de Medianeira, Pato Branco, Francisco Beltrão e Cascavel. Entre os municípios com maior número de domicílios afetados, estão Cascavel (59 mil), Santa Terezinha de Itaipu (5,7 mil), Nova Prata do Iguaçu, (4,6 mil), Capanema (3,6 mil) e Foz do Iguaçu (3,5 mil).

Ações da Prefeitura e da Defesa Civil

O prefeito Leonaldo Paranhos acompanhou de perto a situações dos locais e bairros atingidos pelo tornado em Cascavel acompanhado da a equipe da Defesa Civil. Segundo informações das autoridades, não houve vítimas. 

Foram feitos levantamentos dos locais públicos atingidos, somente duas escolas estão interditadas por momento para continuidade das aulas. As equipes de rua estão desobstruindo as ruas e as equipes da Copel estão reestabelecendo a energia em 1/3 da cidade que acabou ficando sem luz. 

A Defesa Civil der Cascavel montou uma base para distribuir lonas na cidade. Um balanço parcial do órgão mostra que até o início da tarde desta quarta-feira, foram feitos 180 atendimentos e distribuídos nove mil metros de lona.

A região do bairro Santa Cruz foi uma das mais atingidas pelo temporal. “A orientação é agilidade no atendimento e, principalmente, detectar se tem alguma casa que corre o risco de desabar, algum muro, e se tiver evidentemente, que tirar essas pessoas do local, faremos isso”, afirmou o prefeito Leonaldo Paranhos (PSC).

O tenente-coronel Rogério Lima de Araújo, comandante do Corpo de Bombeiros em Cascavel, disse que logo após o temporal foi iniciada a distribuição de lonas. “No momento, nós estamos com 12 guarnições do Corpo de Bombeiros atendendo a população nesses bairros. Mas claro, soma-se a isso, as equipes da Defesa Civil, do Meio Ambiente, da Guarda Municipal também, ou seja, no total nós passamos de 20 equipes atendendo a população”, diz.

As equipes estão percorrendo todas as áreas atingidas e fazendo os levantamentos dos estragos. “A população pode ficar tranquila que essa força-tarefa vai trabalhar o dia todo para poder atender as suas necessidades. Com certeza, o Corpo de Bombeiros já se mobilizou, distribuiu suas equipes e enquanto a população estiver necessitando de atendimento, estaremos na rua atendendo”, completa o comandante.

SEGURANÇA – A Copel lembra que, em ocorrências climáticas como esta, é importante o cuidado com a segurança. A população deve manter distância de locais onde haja fios rompidos ou postes quebrados, e acionar a concessionária através do número 0800 51 00 116.

FALTA DE LUZ – A comunicação sobre falta de luz pode ser feita pelo telefone, mas também por meio do aplicativo para celulares, pelo site www.copel.com e pelo número de WhatsApp 41 3013-8973. Sem internet, o aviso ainda pode ser enviado à Copel por meio de mensagem de texto (SMS) para o número 28593, escrevendo as letras “SL”, de “sem luz”, mais o número da unidade consumidora, que se encontra destacada no cabeçalho da conta de luz.

Informações Via CGN e Portal TN | Editado por Jacu

Assista ao vídeo:

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Mgid

Mgid