É de cair o c* da b*nda…
Informa o Visor Notícias de Santa Catarina que em Anitápolis, na Grande Florianópolis, um rapaz de 18 anos foi flagrado por câmeras de segurança durante a madrugada invadindo uma propriedade rural e “bulinando” uma égua.
A Polícia Civil teria conseguido identificar o “taradão” e o caso está sob análise da Justiça. O crime aconteceu no dia 24 de agosto, mas somente agora se tornou público depois que o dono do animal notou a invasão e alertou as autoridades.
As filmagens mostram o jovem entrando na instalação às 21h, quando apenas o animal estava presente. Pouco tempo depois de entrar, ele começa a agir. A égua mostra sinais de desconforto e tenta se afastar.
O estábulo é equipado com câmeras e as imagens são bem nítidas, o que foi possível a identificação do envolvido.
O que diz a Lei
De acordo com a legislação brasileira, especificamente a Lei de Crimes Ambientais (9.605/98), a punição para quem maltrata, fere ou mutila animais, seja eles silvestres, domésticos ou domesticados, varia entre três meses a um ano de detenção, além da aplicação de multa.
Para indivíduos que cometem atos de abuso contra cães e gatos, a pena é mais severa. Os infratores podem ser condenados a 2 a 5 anos de reclusão, uma multa e a proibição de ter a guarda de animais.
Se o ato de maus-tratos resultar na morte do animal, a pena para o infrator pode ser aumentada de um sexto a um terço do tempo previsto.