Na tarde da última terça-feira, o presidente da Câmara de vereadores Carlos Alberto Machado (Magrão), participou de uma reunião com integrantes da Fundação Colibri e a secretaria de Saúde de Laranjeiras do Sul. O assunto tratado é a instalação de um Centro Especializado de atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Há alguns meses os vereadores de Laranjeiras do Sul estão trabalhando para que esse Centro seja realizado. Em parceria com a Fundação Colibri, que tem um papel importante no debate do tema no município, o Poder Legislativo já aprovou leis importantes para o município e agora apóia também a construção de um centro especializado.
Na reunião, o principal debate foi a escassez de profissionais capacitados como Psicólogos e Fonoaudiólogos para começar os atendimentos e também um local apropriado. A princípio, vários locais da cidade estão sendo estudados.
Atendimento Via Consórcio
O secretário de Saúde, Valdecir Valick, também detalhou que houve o debate dos prefeitos, que fazem parte do Consórcio de Saúde Assiscoop, para que o atendimento seja realizado regionalmente, via consórcio. De acordo com o secretário, seria uma forma mais rápida para se iniciar os trabalhos e também uma maior abrangência no atendimento. Valick se comprometeu em marcar uma reunião para debater o assunto com os prefeitos já na semana que vem.
Os integrantes da Fundação Colibri também apoiaram a ideia tendo em vista que muitos pais que fazem parte da fundação também são de cidades vizinhas. Além disso, a união dos municípios no atendimento a autistas pode proporcionar também maior número de profissionais especialistas. A partir do encontro entre integrantes da Assiscoop na semana que vem, conforme a decisão do consórcio, novos passos para a implantação do centro já deverão ser tomados.
Representando a fundação estiveram presentes a presidente da Colibri, Vanise Boldrini e os membros Marcelo de Paula e Fátima Sanzovo.
Via Ascom/CMLS