A Polícia Civil do Paraná da 14ª SDP, cumpriu nove mandados de prisão contra jovens entre 18 a 23 anos, envolvidos em fraudes eletrônicas em Guarapuava. A Operação Express Card investiga clonagem de cartões bancários, invasão de aplicativos e sites de e-commerce. As informações são do portal RSN.
Cerca de 30 policiais participaram da operação nesta quarta-feira, 09, que contou com apoio do Núcleo de Operações com Cães (NOC).
As investigações apontaram que dois criminosos acabaram presos em flagrante quando retiravam produtos em uma loja de departamentos. As compras haviam sido feitas com cartões de outras pessoas.
Com o andar das investigações, a Polícia Civil descobriu que mais membros atuavam nas fraudes e usavam mecanismos para dificultar as identificações. Cada compra fraudulenta variava de R$ 2 mil a R$ 3,6 mil.
Segundo relato da polícia, “as fraudes praticadas suspeitas consistem basicamente em fazer compras com dados de cartões de crédito bancários obtidos por meio de ataque de enumeração. Bem como, invasões de aplicativos e sites de e-commerce”.
Com base nos dados das vítimas, a polícia disse que os jovens faziam compras de eletrônicos, roupas e artigos de luxo.
Além do mais, os jovens compravam bebidas e outros objetos que eram entregues na cidade. Além dos dois detidos, outras pessoas podem estar envolvidas nas fraudes e de outras práticas de crimes relacionados com aquisições e movimentações financeiras dos alvos.