Assembleia Legislativa do Parana
Banner patrocinadores Jacu

Corti pede linhas de crédito com juro zero para fomentar a produção de pepino

Legenda: Em pronunciamento, Corti defendeu subsídio para a cultura do pepino (Foto: Orlando Kissner/Alep)

Cultura é alternativa de renda extra para os pequenos produtores e supre demanda da agroindústria. 

O deputado Luis Corti (PSB) defendeu na tribuna da Assembleia Legislativa do Paraná nesta terça-feira, 22, a abertura de linhas de crédito subsidiadas para o fomento da produção de pepino no Paraná. O assunto é tema de um requerimento encaminhando pelo parlamentar ao governador Carlos Massa Ratinho Junior.

“Nós precisamos divulgar a atividade nos nossos municípios, porque o fomento dessa cultura no estado do Paraná seguramente representa uma fonte de renda importantíssima para o pequeno agricultor. Temos muitos municípios em que a pequena propriedade procura alternativas de sobrevivência e a cultura do pepino incentivada, com juro subsidiado, onde o estado paga o juro como incentivo a geração de emprego na pequena propriedade, é uma excelente opção”, afirma o deputado. 

A maior indústria de envase de pepino em conserva do país está instalada no município de São Jorge D’Oeste, no sudoeste do estado. Atualmente, 60% da matéria-prima é importada de outros estados, como Minas Gerais e Santa Catarina. No Paraná, o indicado é o plantio em estufas, devido ao clima, exigindo um investimento inicial de R$ 50 mil. A indústria oferece suporte técnico e garantia de compra do produto, além do frete do produtor até o local de envase, em alguns casos.

Plano Safra 

O Governo do Estado anunciou recentemente a disponibilidade de R$ 54,3 bilhões no Plano Safra Paraná para subsidiar o custeio e os investimentos dos agricultores familiares. Entre as linhas oferecidas, nove delas estão com as taxas de juros zeradas.

Durante a solenidade de lançamento do Plano, em Curitiba, o deputado já havia tratado sobre o tema junto ao governador, que deu aval para o início das tratativas junto a Fomento Paraná. “Vamos acompanhar de perto essa questão. Foi uma reivindicação dos produtores e facilita a vida de quem quer adotar essa cultura como nova forma de renda”, ressalta Corti.  

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Mgid

Mgid