Assembleia Legislativa do Parana
Banner patrocinadores Jacu

Laranjeiras: Câmara aprova projetos que visam combater a violência contra a mulher




Em duas sessões realizadas ontem câmara aprova projetos importantes para o município. 

Duas sessões foram realizadas na noite de ontem na câmara de vereadores de Laranjeiras do Sul para aprovar projetos importantes para o município. Além da sessão ordinária, uma extraordinária foi realizada para aprovar, em segunda discussão, dois projetos que tratam do combate ao feminicídio e à violência conta a mulher. 

PROJETOS APROVADOS

- 014/2023 de autoria do Poder Executivo Municipal que dispõe sobre a criação do serviço de inspeção municipal de produtos de ordem animal (SIM/POA);

- 009/2023 de autoria dos vereadores Ney Becker e Joel Demétrio que Institui o Programa Municipal de Pagamentos por Serviços Ambientais;

- 014/2023 de autoria dos vereadores Carlos Alberto Machado e Juvinha Viola que Institui o programa de proteção à saúde bucal da Pessoa com TEA (Transtorno do Espectro Autista) no Município de Laranjeiras do Sul/PR;

- 015/2023 de autoria do vereador Juvinha Viola que Institui o selo “AUTISTA A BORDO”, no âmbito do município de Laranjeiras do Sul/PR.

- 016/2023 de autoria dos vereadores Carlos A. Machado e Halisson Galvan que institui o Dia Municipal de Combate ao Feminicídio, a ser realizado anualmente em 22 de julho em Laranjeiras do Sul/PR;

- 017/2023 de autoria também dos vereadores Carlos A. Machado e Halisson Galvan que insere no Calendário Oficial de Eventos de Laranjeiras do Sul/PR a Semana de Agosto Lilás dedicada às ações de prevenção, conscientização e enfrentamento à violência contra a mulher.

Os dois últimos projetos foram aprovados em segunda discussão em sessão extraordinária.

COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

Na sessão de ontem, foi referendada a fazer o uso da palavra a Psicóloga do CREAS de Laranjeiras do Sul Nézia Gonçalves dos Santos. A profissional apresentou alguns dados de violência contra a mulher e defendeu a importância dos dois projetos de combate à violência contra a mulher serem aprovados na câmara. Os dois foram aprovados por unanimidade. 

Ela destacou que esse tema deve ser amplamente debatido para reduzir os números de Violência no município. “Não existe, a meu ver, outra forma de prevenção mais eficiente a não ser pela Educação. E quando viemos aqui na casa de leis é pra pedir que toda a população seja lembrada disso, de maneira geral. Falando de uma modificação estrutural que só pode ser feita no âmbito da Educação”, comenta Nézia. 

Segundo ainda ela os dois projetos aprovados ontem tem grande relevância. “Quando falamos de mulheres agredidas falamos de famílias que sofrem por conta dessa situação. Então quando damos visibilidade ao tema somos capazes de olhar de uma nova maneira para o problema. Através dessa visibilidade nós trabalhamos, dentro da Assistência Social, dentro da Educação e tem um maior resultado. Esses projetos são para que todos possam olhar para isso, não somente nós que estamos lá na secretaria, mas toda a sociedade”, destaca Nézia. 

DADOS NO MUNICÍPIO

Segundo ainda a Psicóloga do CREAS, o número de atendimento a mulheres que sofrem violência em Laranjeiras do Sul é grande. “Hoje trabalhamos com 35 mulheres que tem medidas protetivas vigentes. Então o CREAS faz todo esse acompanhamento. Mas não é só isso, temos adolescentes com medidas protetivas, crianças que são vítimas de violência, que não deixa de ser uma corrente, a violência contra a mulher nunca está sozinha”, completa a Psicóloga. 

Nézia também conclui ressaltando a importância das mulheres que sofrem violência não ficarem em silencio. “Denunciar e procurar ajuda. As vezes a mulher não quer fazer a representação mas deve procurar ajuda, orientações, que dessa forma podemos sim quebrar o ciclo de violência”, conclui. 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Mgid

Mgid