O deputado estadual Denian Couto (Podemos) subiu na tribuna da Assembleia Legislativa do Paraná nesta terça-feira, 09, para protestar contra as falas do ministro do STF, Gilmar Mendes que chamou os curitibanos de “germes do fascismo” – em declaração contra a Operação Lava Jato durante o programa Roda Viva na TV Cultura, na última segunda-feira, 08.
A Justiça Federal de Curitiba foi palco das Operações que prenderam vários diretores da Petrobrás, empresários e políticos – na maioria do PT – acusados de desvios de bilhões de reais na estatal durante os governos Lula e Dilma (2003-2015).
O parlamentar pediu ao presidente da Casa, Ademar Traiano (PSD) que se emita uma nota oficial em desagravo as falas do ministro por ele ter ofendido os curitibanos e o povo paranaense.
“O ministro Gilmar Mendes rasgou a toga, ele age como político; comporta-se como político que é, no judiciários atua de maneira absolutamente contrária a divisão dos poderes. Gilmar Mendes é entre os ministros do supremo o pior que atua no interesse público. Ele sempre está atrás de algum interesse”, disparou o deputado.
“Curitiba é farol para essa República, Curitiba é orgulho do Brasil. Aqui o povo não tolera corrupto e não passa pano pra vagabundo de qualquer espécie”, detonou Denian, elevando o trabalho da Operação Lava Jato e as condenações contra Lula e o PT.
Além de Denian, o governador Ratinho Júnior, o prefeito de Curitiba, Rafael Greca e seu vice, Eduardo Pimentel, além de vereadores da capital, emitiram publicações repudiando as falas de Gilmar Mendes.
O senador Sérgio Moro e o deputado federal Deltan Dallagnol – personagens que fizeram parte da Lava Jato, também repudiaram e disseram que Mendes tem “obsessão por Moro” e contra os curitibanos.
Assista: