Deputado Delegado Tito Barichello discursou em cima do caminhão de som, junto aos motoristas de aplicativos. (Foto: Debora Renauer)
O deputado Tito Barichello (União) está juntando assinaturas para a instauração da CPI dos Aplicativos de Transporte. Recentemente, motoristas de Curitiba e Região Metropolitana realizaram uma manifestação onde deu início no Aeroporto Afonso Pena em São Jose dos Pinhais, até a frente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), no Centro Cívico.
O objetivo desta carreata foi para reivindicar melhorias contra a defasagem dos repasses do valor da corrida pelas empresas. Uma das demandas dos motoristas é que as empresas estipulem um valor mínimo de corrida para R$ 10. A expectativa era de que a adesão chegasse a 70% da classe em todo o País.
O Deputado estadual Delegado Tito Barichello (União), estava em seu gabinete quando viu a manifestação em frente a Assembleia Legislativo do Paraná, comovido com a situação desceu até onde estavam os motoristas para conversar. Barichello discursou em cima de um caminhão de som, prometendo ajuda-los “Eu como deputado estadual, me predisponho junto com vocês de forma coletiva, não individual porque vou ter que trabalhar junto com outros deputados estaduais e pedir uma instauração de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito).
Um dia após a greve dos motoristas o deputado cumpriu a promessa e abriu um requerimento para a instauração da CPI para investigar a atuação de empresas de aplicativos de transportes, investigar as denúncias de possíveis irregularidades, a participação de locadoras nos serviços, o trabalho eventual por condutores e o uso de veículos clandestinos.
Para que a CPI seja instaurada precisa de 18 assinaturas dos deputados estaduais do Paraná, até o momento cinco deputados assinaram. Deputado Delegado Tito Barichello (União), Deputada Flavia Francischini (União), Deputado Delegado Jacovós, (PL) Deputado Gilberto Ribeiro (PL e Deputado Cloara Pinheiro (PSD).
O deputado conclui que a sociedade cobre do seu deputado para que assine a CPI.