As imagens reveladas pela CNN onde mostram o agora ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do governo Lula, general Gonçalves Dias dando uma espécie de suporte aos invasores do planalto em 8 de janeiro – servindo até água - acabou provocando a queda do ministro. A exoneração foi anunciada no início da noite desta quarta-feira, 19. Dias é o primeiro ministro a cair no atual governo.
Segundo a reportagem do O Globo, Dias tinha relatado à Lula que se fazia presente no palácio durante os ataques, mas não teria informado como atuou na situação e nem como seus subordinados se comportaram. Auxiliares de Lula indagados pelo jornal, teriam dito que “Lula não sabia das imagens divulgadas pela CNN Brasil”.
Em nota oficial, a comunicação do Governo Lula dizem que os ataques na época alcançaram um governo recém empossado e que havia muitas equipes do governo anterior – tentando tirar o corpo fora e jogar o fato nas costas do governo Jair Bolsonaro (PL). O comunicado ainda diz que afastou esses subordinados nos dias subsequentes aos ataques.
O general Gonçalves Dias justamente nesta quarta-feira iria participar de reunião da Comissão de Segurança Púbica da Câmara Federal para depor sobre suas ações nos ataques de 8 de janeiro. Após a divulgação das imagens, o general enviou um atestado médico dizendo que estaria acometido de complicações. No atestado não consta nem o Código Internacional de Doença (CID) que é obrigatório conter neste tipo de documento médico.
Sobre as imagens
A emissora CNN teve acesso a mais imagens das câmeras de segurança do Palácio do Planalto durante os atos de ‘8 de Janeiro’ que mostram a atuação do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) no dia. Foram mais de 160 horas analisadas.
Às 16h29, duas câmeras registram imagens do general Gonçalves Dias, durante aquela situação. De acordo com as imagens, em vários momentos funcionários do GSI, o chefe da corporação, e os invasores circulavam juntos no Palácio do Planalto.
Repercussão em Brasília
Após a demissão do ministro que ainda no início da noite estava despachando com o presidente Lula no Planalto – mesmo “acometido” de doença – deputados da oposição se manifestaram nas redes sociais pedindo ao ministro do STF, Alexandre de Moraes, quando ele irá mandar prender o general Gonçalves Dias pelo crime de omissão e outros.
Veja:
Quero saber do ministro @alexandre de Moraes que horas sai o mandado de prisão do General Gonçalves Dias, ministro-chefe do GSI. Após a veiculação dos vídeos confirmando sua colaboração nas depredações de 8 de janeiro, já foram tomadas as devidas providências?
— Marcel van Hattem (@marcelvanhattem) April 19, 2023