Os deputados estaduais Marcio Pacheco (Republicanos), Deputados Gugu Bueno (PSD) e Batatinha (MDB), cientes da necessidade da população de Cascavel e Região Oeste por cirurgias eletivas, protocolaram requerimento direcionado à Secretaria Estadual da Saúde (SESA), solicitando que seja empreendido esforços visando a redução das filas de espera, diminuindo assim o tempo que os pacientes devem aguardar para a realização de suas cirurgias.
Segundo o Conselho Municipal de Saúde de Cascavel, a fila de espera pode chegar a cerca de 12 mil pessoas conforme base em dados obtidos no Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) e outros hospitais credenciados abrangidos pela 10ª Regional de Saúde.
Para o deputado Pacheco, membro da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), é evidente que o paciente a cada dia que passa sem submeter-se à cirurgia, tem sua doença evoluída, e em muitos casos implica num agravamento do problema, tornando-se crônica, sendo necessária uma cirurgia de urgência, causando maior sofrimento ao paciente.
“O bem mais precioso que existe para qualquer pessoa é a saúde. Seja a sua própria ou de seus entes queridos. O município de Cascavel é referência para a saúde pública, atendendo todos os pacientes enviados pelos municípios da região. Eu estou aqui dialogando com a secretaria estadual da saúde afinal a nossa população precisa de agilidade nos atendimentos”, afirmou o deputado Marcio Pacheco.