Pegaram as cobras – Policiais ambientais do Paraná em apoio a Polícia Federal (PF) e Polícia Rodoviária Federal (PRF) fizeram uma grande apreensão de animais exóticos. Foram encontrados 49 filhotes de cobras da espécie Piton Ball, 20 tartarugas do Charco e um lugarto Rufensis dentro de uma malda que estava no bagageiro de um ônibus que fazia a rota Buenos Aires – Rio de Janeiro.
Os animais estavam transportados sem autorização legal do órgão ambiental competente. O homem que transportava a carga vida foi atuado numa multa de R$ 16 mil por introduzir ao país aninal exótico sem licença ambiental.
Os animais foram encaminhados ao Centro de Atendimento à Fauna Silvestre (CAFS) de Guarapuava, instalação da Universidade Estadual Centro Oeste (Unicentro). O local trabalha em parceria com o Instituto Água e Terra (IAT) e a Unicentro.
Os animais nativos são recolocados a destinação adequada e tem o retorno garantido ao habitat natural, caso estejam aptos. Para os animais exóticos, a destinação adequada é o cativeiro regularizado junto ao órgão ambiental.