O ex-diretor da Cohapar e ex-deputado Luiz Corti se filiou ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) no último sábado, 2 de abril, data limite da janela partidária para aqueles que desejam concorrer às eleições deste ano.
Apesar de receber convites de diversas outras agremiações durante toda a semana, a decisão final pelo PSB, segundo Corti, foi a convite do núcleo de coordenação política do alto escalão vinculado ao governador Ratinho Junior (PSD) e teria sido bem recebido pelo presidente estadual da sigla, o deputado federal Luciano Ducci.
Integrante do PSC junto com Ratinho Junior, desde os tempos em que era deputado estadual, Corti afirma que a sua ida ao PSB faz o partido permanecer na aliança junto ao governador para as eleições. Acompanhando Corti, diversas outras lideranças do interior também assinaram a ficha do partido.
Corti já foi deputado estadual em 2017 eleito com 20.495 votos pelo PSC e também já foi prefeito de São Jorge D’Oeste duas vezes entre 1996 a 2004, município localizado no sudoeste do Paraná, onde mantém sua base política.
A sua esposa, Leila Aparecida Rocha (PSC), é a atual prefeita de São Jorge D’Oeste e está no seu segundo mandato à frente do executivo. Ela administrou o município pela primeira vez entre 2009 a 2012.